
Os percursores da arte digital no mundo são aqueles que utilizam os meios eletrônicos para se expressarem. Dessa forma, eles contribuem para o desenvolvimento de um trabalho qualificado e amplo, que atinge a sociedade de diversas maneiras.
Assim sendo, é possível notar que eles tem grande importância para a construção e desenvolvimento do conceito em questão. Portanto, conhecer quem são estas pessoas é algo muito importante para entender como se dá essa evolução.
Hoje, você irá descobrir quais são os principais percursores da arte digital no mundo, assim como, o modo como eles contribuem ou contribuíram para esse trabalho. Continue sua leitura.
Os primeiros percussores da arte digital
Como já falamos aqui, a arte digital consiste em um modelo de arte que desenvolve-se através dos meios eletrônicos. Fomentada principalmente depois do período pós guerra, ela embasa-se em um estilo sem regras tradicionais ou uma conduta mais assertiva.
Nesse contexto, surgiram então diversos artistas durante esse período da história.
A começar, iremos falar então dos engenheiro da Bell Labs, que são então considerados percursores da arte digital no mundo. Billy Kluver e Fred Waldahauer é o nomes dos engenheiros, que ao lado dos artistas Robert Rauschenberg e Robert Whitman formaram um grupo chamado EAT (Experimentos em Arte e Tecnologia).
Assim, eles passaram então a fazer experiências que envolviam estes dois conceitos. Desse modo, surgiram novos sistemas eletrônicos, circuitos elétricos e até mesmo, projeção de som sem fio.
Contudo, um dos primeiro resultados vistos dentro da arte digital é datado do ano de 1960. Assim, este também foi resultado da Bell Labs, onde o Young Nude conseguiu transformar a foto de uma mulher nua em uma imagem composta em pixels.
Tal obra fez muito sucesso na época, e assim, cada vez mais pessoas foram se interessando por este estilo.
No ano de 1970 então, muitos artistas já se interessavam por esse mundo, uma vez que aí começava a era da televisão.
O percursor da vídeo-arte

O vídeo arte também faz parte da arte digital. Dessa forma, podemos encontrar como um dos percursores da arte digital nesse campo o Nam June Paike.
Ele foi o inventor do “super estrada eletrônica”, e seu texto tinha como foco chamar à atenção para o desenvolvimento desse tipo de arte pós Revolução Industrial.
Outros percursores da arte digital no mundo
Existem muitos percursores da arte digital no mundo, além disso, pode-se afirmar que este não é um estilo pronto.
Assim sendo, no século XXI podemos encontrar diversos artistas que estão construindo suas carreiras com base nesse estilo. Veja quem são eles:
Fernando Velásquez
O artista uruguaio produz diversos tipos de arte digital relacionadas diretamente ao mundo contemporâneo. Desse modo, podemos encontrar em seu trabalho fotografias, pinturas e vídeos sobre o tema.
Muti Randolph
Também considerado um dos percussores de arte digital no Brasil, Randolph desenvolve seu trabalho com foco na arte virtual.
Leandro Mendes
Trata-se de um artista brasileiro que é considerado um dos maiores artistas produtor de videomapping.
Como você pode ver, a arte digital está em constante evolução, portanto, a cada momento surgem novos nomes. E isso é algo muito bom, pois abre espaço para novos modos de pensar e de se expressar, bem como, o permite o desenvolvimento da consciência humana.