
Saber como a arte digital chegou ao Brasil desperta a curiosidade de muitas pessoas que adoram esse universo. Mas nem sempre é possível ter acesso à informação correta sobre o assunto.
Contudo, o que podemos adiantar é que a mesma está presente aqui bem antes do século XXI. Embora ela tenha ganhado destaque nessa nova era.
Então, se você deseja saber mais sobre como a arte digital chegou ao Brasil, acompanhe este conteúdo a partir de agora.

Como a arte digital chegou ao Brasil?
A arte digital ainda é um conceito novo no país, se comparado a outros estilos que fizeram sucesso aqui, como por exemplo, o estilo Barroco, que está presente em obras de arte e em grandes e pequenas igrejas de todo o Brasil.
Mas basicamente pode-se afirmar que a mesma ganha destaque a partir da década de 80.
Isso aconteceu porque desenvolveu-se movimento chamado de Melantucanarismo, criado por Toninho de Souza.
Antes de mais nada, é preciso então que você entenda esse conceito.
O que é Melantucanarismo?
Melantucanarismo é um conceito de arte que tem como objetivo principal buscar a sua essência em si. Assim, ele não está preso a padrões, com regras que trazem múltiplas opções nesse campo com o objetivo de reciclar criações sem que, para tanto, se perca a sua autenticidade.
A palavra consiste em uma fusão da obra “ Melancias, tucanos e araras” Toninho de Souza. Tal obra foi então apresentada na 1ª Bienal de Arte Contemporânea do Distrito Federal de Toninho Souza, e aconteceu no ano de 1993.
Além disso, é importante destacar que o Melantucanarismo é sucessor de outro movimento também desenvolvido por Toninho de Souza: a Melanciacultura.
Nesse sentido, pode-se explicar Melanciacultura como um movimento tendo a fruta melancia representada em todas as suas obras.
Mas o movimento da Melanciacultura só teve seu fim ano de 1992, onde o artista então expôs a obra “ Encarando sua época” na Embaixada da Colômbia. A obra foi muito admirada, pois abstraia em uma só pincelada, melancias, tucanos e araras.
Toninho de Souza e sua apresentação de obras digitais no Brasil
Pode-se perceber que Toninho de Souza foi o responsável pelo modo como a arte digital chegou ao Brasil.
Através de sua “Amostra Internacional de gravuras Toninho Souza” realizada no ano de 1996, ele começou a expor as suas obras na internet.
Nesse contexto, o artista apresentou esculturas e desenhos oriundos da arte digital. Entretanto, é preciso ressaltar que tudo isso ele fez a partir do Melatucanarismo.
Contudo, é na 2ª Bienal de Arte de Brasília, que aconteceu no ano de 2009 é que a arte digital chegou ao Brasil com todas as suas forças. Isso porque foi ali que Toninho de Souza pode apresentar 34 obras digitais impressas na técnica de fotografia.
A arte digital hoje no Brasil

Atualmente, a arte digital ganhou além das obras diversas nuances, fomentadas pelas animações, designers, banners, vídeos. Ou seja, não existem padrões para delimitá-la.
Dessa forma, ela abre espaço para que diferentes profissionais possam atuar e mostrarem seus talentos em nosso país.
Trata-se, portanto, de uma arte democrática que oportuniza a expressão e criatividade de muitos brasileiros.