Posted on Deixe um comentário

Artes digitais surgem como meio de cultura

artes digitais surgem como meio acessível

 Com toda certeza hoje podemos afirmar que as artes digitais surgem como meio acessível a cultura. As formas de apreciar artes se adaptaram com as mudanças da tecnologia.

Tanto no consumo quanto na produção de arte, as coisas ficaram melhores para artista independentes. Da mesma forma pessoas que nunca tiveram oportunidade de consumir esse tipo de cultura, estão com ela nas mãos.

Artes digitais surgem como meio acessível de acesso à cultura

Igualmente as artes digitais surgem como meio acessível a democratização de uma cultura, que já foi bem elitizada.

Artes digitais surgem como meio acessível de democratização

Assim como dito anteriormente o consumo e produção de artes era algo inexistente para as camadas mais baixas. O processo da Terceira Revolução industrial trouxe a tecnologia como o grande tema do século.

Igualmente todos os setores foram “afetados” com a era da tecnologia, inclusive as artes. Os programas open source surgiram assim, com ânsia de deixar tudo disponível e claro com auxílio da tecnologia.

Logo a restrição das tais camadas foi desaparecendo e os processos artísticos foram alterando até todos terem oportunidades justas.

Artes digitais surgem como meio acessível de acesso à cultura

Artes digitais surgem como meio acessível de acesso à cultura: Open source

Essencialmente a criação de sistemas open source foi a grande virada para a temática de que as artes digitais surgem como meio acessível a cultura. Trocando em miúdos o Open source são softwares e hardwares que são disponibilizados em código aberto e gratuitos.

Ou seja com os códigos abertos os usuários podem ir aprimorando os softwares da forma que for melhor para a comunidade. 

A partir dessa possibilidade de mudanças foram criadas blogs com os usuários que tem a habilidade com programação. E ali definem o que pode ser mudado ou não.

As artes se beneficiaram muito bem com esses programas.

Surgimento da arte digital

 O surgimento da arte digital veio em conjunto com programas clássicos da década passada. Steve jobs, idealizador da Apple com Steve Wozniak, tinha a arte como uma das peças principais de seus produtos. Porém, artes digitais surgem como meio acessível de cultura para essas empresas?

Com toda certeza, não. A arte fazia parte do processo de design, mas o objetivo de toda empresa é obviamente lucrar.

Mas ainda sim, Jobs era conhecido por um primor com os programas que lidavam com arte. Assim utilizou um dos o primeiros programas de artes digitais o Paint Brush, equivalente ao Paint da Microsoft.

Arte digital atualmente

Com uma centena de programas disponíveis em open source todos podem entrar no mundo das artes digitais. Desde da confecção da arte até o consumo, em todas essas etapas o processo é democratizado. 

Arte digital

Além disso o contato com os artistas  e a divulgação é completamente diferente. As redes sociais chegaram com tudo para divulgação das artes e recepção das obras.

Portanto o mercado digital foi a mão na roda para que a arte não fosse vista tanto como algo que fosse reservado apenas para os visitantes de museus. Enfim ela estaria disponível em nossas mãos, sem muito esforço e democrática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *