Publicado em

Porque obras digitais?

Um quadro de um grande pintor vale milhões, quanto valeria uma obra digital? Será que a intensidade de sentimentos passada numa tela é diferente de algo digital? Nos quadro que apresento, expresso o que minhas palavras e sentimentos representam para mim. Arte não é isso?

Uma tela para ser pintada leva dias, dependendo dos detalhes esse desenho, isso ocorre também por meio digital, porque o que vale é a inspiração e não o meio pra expressá-la. Arte é saber criar algo, com as coisas mais simples, é reinventar, reciclar, assim fizeram Manet quando criou o impressionismo e Picasso e Braque quando fizeram ser possível o cubismo, eles usaram métodos para inovarem e dar novos ares a criatividade de artistas espalhados pelo mundo, criaram novas técnicas usando brilhantemente a tecnologia disponível em suas épocas.

As obras aqui apresentadas foram concebidas totalmente por meio de softwares livres, não utilizando nenhum software proprietário. Mas porque software livre? A comunidade denominada de “Open Sourse” tem a filosofia da liberdade de expressão, do compartilhamento e da ajuda mutua, atributos que, a meu modo de ver, estão inserido na vida de um artista e em sua obra.